Mazda MX-6 Forum banner
61 - 80 of 105 Posts
Discussion starter · #61 · (Edited)
NOTA IMPORTANTE: Para pessoas no Reino Unido e possivelmente na Europa!

Eu tinha uma ECU KLK7 retirada de um Eunos 800 2.5L (Xedos 9 / Millenia) australiano de 1998... tanto quanto eu sabia, não estava emparelhada com um imobilizador, mas quando comparei os componentes internos com o KLH7 no meu MX6 do Reino Unido de 1996, ele tinha uma placa de circuito idêntica. Algumas pequenas diferenças nas resistências, mas 99% iguais. Achei que as diferenças eram por causa da configuração MAF no KLK7 e uma configuração VAF no KLH7.

Chega a parte crucial... Eu conectei os sensores MAF e IAT e então conectei a ECU KLK7! .. recebi alguns códigos da porta de diagnóstico que acho que eram 11, 23 e 24. Tentei dar partida no motor, mas ele não pegava. Mais tarde, descobri que havia um imobilizador para o meu KLH7 (a ECU original). O que significava que era muito provável que a ECU KLK7 também tivesse um imobilizador, incluindo chaves válidas, que eu não tinha, apenas a ECU.

O que descobri é que as versões OBDII de 1995+ dos Mazdas vinham com uma caixa imobilizadora Temic que usa uma antena de bobina na fechadura de ignição para ler um chip na chave. Depois de encontrar uma chave programada válida, ele envia uma palavra-código para a ECU para habilitar combustível e faísca.

Infelizmente, quando coloquei a ECU original de volta, o carro não pegava, então encontrei um documento sobre o imobilizador Temic que dizia que se você colocar uma nova ECU ou uma de outro carro, ou uma que não foi emparelhada com um imobilizador, essa ECU tentará se emparelhar com o imobilizador existente e, se for bem-sucedida, se bloqueará nessa ECU e não permitirá que a ECU original dê partida no carro. OH NÃO!! SÉRIO!!
PDF veja immobiliser.pdf veja a página 3

Esta é a razão pela qual não consigo dar partida no carro ou eu fritei a ECU??

Agora enviei a ECU e o imobilizador para um especialista (veja o link) para ver quais são minhas opções para restabelecer as comunicações. ECU Decode

Manterei você atualizado sobre o resultado. Se alguém quisesse colocar uma ECU funcional de outro carro (no Reino Unido ou na Europa), Darren da ECU Decode disse que ele faz isso como um serviço porque as peças de reposição não estão mais disponíveis e o carro é inútil sem uma ECU funcional.

Espero que isso ajude alguém!
 
Discussion starter · #62 · (Edited)
Atualização:

Falei com o Darren da ECU Decode e ele me disse que o imobilizador e a ECU original "não gostavam mais um do outro". :frown2: Basicamente, o código no imobilizador está embaralhado!:help:

A substituição para este imobilizador "Temic" não está disponível e a empresa que os fabricava não existe, os usados não são uma opção. Os revendedores da Mazda enviam ECUs para Darren fazer sua mágica e "decodificar" uma ECU funcionando bem para trabalhar em qualquer veículo compatível.

Isso significa que o imobilizador de fábrica terá que ser completamente ignorado. A alternativa não é uma opção, ou seja, um carro que não funciona.

Ele também disse que o KLK7 (Eunos 800 / Xedos 9 / Millenia), embora muito semelhante em seu circuito, não parecia ter nenhum chip imobilizador, quando o imobilizador tentou falar com ele, provavelmente enviou um monte de bobagens e corrompeu a codificação na unidade Temic, tornando assim a ECU e o imobilizador emparelhados inúteis depois disso.

Eu ainda tenho que pegar as ECUs de volta, mas ECU decode parece fazer muito mais do que decodificar ECUs.
 
Olá gwq. Tenho acompanhado suas postagens. Muito interessante, mas principalmente acima da minha cabeça, para ser sincero. Tenho um Eunos Presso com a conversão 2.5L KLZE. Estou ponderando a troca do MAF como uma opção. Onde a ECU KLY6 18 881R 00 se encaixa em todo o trabalho que você fez? Essa é uma opção para uma conversão MAF??
 
Discussion starter · #65 · (Edited)
Olá gwq. Tenho acompanhado suas postagens. Muito interessante, mas principalmente acima da minha cabeça para ser sincero. Tenho um Eunos Presso com a conversão 2.5L KLZE. Estou ponderando a troca do MAF como uma opção. Onde a ECU KLY6 18 881R 00 se encaixa em todo o trabalho que você fez? Essa é uma opção para uma conversão MAF??
Existem dois pinouts de ECU distintos... um para o v6 2.5L OBDI (1992 - 1995) e o outro para o v6 2.5L OBDII (1996 - 1997)... de que ano é a ECU KLY6?

i.e. OBDI ou OBDII
 
Discussion starter · #66 ·
Uau, estas informações muito apreciadas devem ter levado algum tempo para serem reunidas, obrigado. Infelizmente, sou proprietário de um mx-6 de 93,
Infelizmente? Por favor, explique?
 
Espero que este seja o tópico correto, tenho um livro de registro mx6 que diz que é de 1996, no entanto, é um obd1. Só me pergunto se alguém tem o diagrama de pinagem eco para isso, também é uma especificação do Reino Unido, obrigado antecipadamente.
 
Discussion starter · #68 ·
Espero que este esteja no tópico correto, tenho um livro de registro mx6 que diz que é de 1996, no entanto, é um obd1. Só estou me perguntando se alguém tem o diagrama de pinagem eco para isso, também é uma especificação do Reino Unido, obrigado antecipadamente
Se você olhar para a primeira postagem, há um link para um documento que mostra todas as pinagens para OBDI (91-95) e OBDII (96-98). [plus much more]

É impossível ter um carro fabricado em 1996 e ser OBDI. É mais provável que o livro de registro pertença a um carro diferente. Qual é o código na ECU começando com KL-?? ?

Oh... o problema que tive com a ECU não foi a ECU, foi um relé da bomba de combustível defeituoso. Quando recebi a ECU de volta da decodificação da ECU, o carro ainda não queria ligar. Mais tarde, descobri que os contatos no relé estavam corroídos e impediam que ele se engajasse.
 
Desculpe desenterrar isso... Mas este tópico é ouro puro! Mas tenho uma pergunta, tenho um motor KLZE que estou reconstruindo agora e planejo colocá-lo no meu xedos 6 2.0 v6 KF de 1999. Mas minha ecu original é uma KFA1 e não há nenhuma informação ou pinagem sobre isso, o que é muito frustrante. Também não reconheço o distribuidor, ele tem apenas um plugue... todos os mx-3 (2 k8 e 1 klze) que tive tinham dois plugues. Eu presumo um para a bobina e um para o sensor de posição da árvore de cames. Estou em contato agora com um cara dos EUA que quer me fazer um kit completo de troca de maf para este carro, mas precisamos da pinagem para a ecu KFA1... As únicas coisas que sei do meu xedos 6 2.0 kf de 1999 são que ele tem uma ecu denso de 4 plugues com 3 plugues amarelos lá dentro, e que ele está rodando o JE50 vaf de fábrica, e que é um novo estilo de distribuidor que eu não reconheço. A fiação é meu maior pesadelo porque eu simplesmente não entendo. (Sou mais o cara da mecânica) Eu ainda tenho um mx-3 K8 de 1998 para peças. tudo no motor ect ainda está lá, exceto o chicote de fios frito. Vou adicionar algumas fotos. A ecu :
Image
Plugue grande esquerdo na parte inferior:
Image
Plugue pequeno do meio na parte inferior :
Image
Plugue direito na parte inferior :
Image
 
Discussion starter · #71 ·
O Xedos 6 2.0 v6 KF de 1999 deve ter a fiação OBDII que é muito semelhante à do KL de 1996+. A melhor coisa a fazer é em cada um dos pinos do conector na ECU fazer uma verificação rápida para ver onde eles estão conectados no chicote de fiação do compartimento do motor ... também conhecido como um teste de continuidade ... confira o youtube se você não sabe como fazer isso. Compare os resultados com os pinos para a ECU OBDII KL 1996+.
 
Obrigado, ia mesmo fazer isso, encomendei 2 manuais de oficina da Mazda que são da época para ambas as ECUs. Agora posso começar a encontrar as diferenças
 
Discussion starter · #73 ·
O manual de oficina padrão não fornece os pinouts da ECU, e o manual de oficina "elétrico" é quase impossível de encontrar para alguns carros KL / KF (especialmente os mais recentes) e ele fornece algumas informações sobre os pinouts da ECU. Meu trabalho foi mostrar como adaptar uma ECU ODBII posterior com capacidades de sensor MAF (fluxo de ar em massa) a um carro OBDI anterior que tinha um sensor VAF (fluxo de ar em volume), que é muito restritivo e impreciso, especialmente para aplicações de boost (também conhecido como turbo).
 
  • Like
Reactions: ransath22
Eu comprei os 2 manuais elétricos, então eles ainda estão por aí. Ambos estão a caminho da minha casa neste momento. Um para o 96+ xedos 6 (Kfa1 é de 96 a 99) e um para o 93+ xedos 9 (KL68 é de 94 a 95).
Eles estão em alemão, mas eu consigo ler alemão, então está tudo bem.
 
Olá a todos!

Estou desesperado por ajuda.
Estou planejando fazer uma conversão de KF para KL no meu lantis.
Comprei um motor KLDE do ferro-velho com o chicote do motor e a ECU/MAF de um Xedos 9.
A ECU e o maf são KL47.

Eu liguei a ECU fornecendo +12v aos pinos 4B, 4I e terra aos pinos 4A, 4C, 4D.
A ECU parece funcionar, pois verifica as solenóides fornecendo terra aos pinos da solenóide por uma fração de segundo ao ligar.

Eu tenho um leitor de código ELM327 e tentei comunicar com ele através dos pinos 1D, 1F, sem sucesso. Então verifiquei os pinos com um osciloscópio, 1F é constante 5V, 1D é puxado para a terra, nenhum dado disponível.

Estou perdendo alguma coisa? A ECU está morta? Tanto quanto eu sei, o KL47 deve ser compatível com obd2. Eu ainda não testei a ECU no carro, mas em breve farei, pois a pinagem é idêntica ao chicote do lantis, com exceção do segundo plugue (pinos 2xxx) que não é usado no lantis.
 
Discussion starter · #76 · (Edited)
Já faz um tempo, mas fico feliz em ajudar se puder... Tenho uma ECU KLK7 na garagem, vou tirá-la e replicar o que você fez até agora. Acredito que isso veio de um Eunos 800 (Austrália) de 1998, exatamente o mesmo carro que o Xedos 9 (Europa). Ele tem um MAF, não o VAF como o Mx6.

Em carros europeus, era obrigatório ter um imobilizador que se comunica com a ECU, rotulado como KLH7, ou seja, Reino Unido [VAF]. Há um anel ao redor de onde a chave de ignição entra, o que permite a comunicação via um chip na chave de ignição para uma caixa sob o volante que então envia uma mensagem única para a ECU. Sem isso, a ECU parecerá morta. Em minhas postagens anteriores, menciono ter um problema com o imobilizador. Tive que enviar a ECU KLH7 para um especialista aqui no Reino Unido para decodificar/modificar a ECU para contornar/desbloquear esse "recurso".

Na Austrália, não havia tal requisito, embora as ECUs parecessem idênticas por dentro (a mesma placa de circuito), o especialista em ECU confirmou que não havia função de imobilizador na versão australiana KLK7 [MAF].

Aqui está uma foto do KLH7 (Reino Unido) e do KLK7 (Austrália), observe a modificação (fios amarelos / placa personalizada) no da direita e o comentário na placa traseira do da esquerda.

13484


Onde você conseguiu a ECU KL47? Qual país?

2xx é para a transmissão automática em ECUs OBDII 96+, se você não tiver esses pinos, então esta é uma ECU de transmissão manual. Descobri que o Xedos foi lançado com uma transmissão manual em partes da Europa.
 
Já faz um tempo, mas estou feliz em ajudar se puder... Tenho uma ECU KLK7 na garagem, vou tirá-la e replicar o que você fez até agora. Acredito que isso veio de um Eunos 800 de 1998 (Austrália), exatamente o mesmo carro do Xedos 9 (Europa).

Em carros europeus, era obrigatório ter um imobilizador que se comunicasse com a ECU, rotulado como KLH7 (Reino Unido). Há um anel ao redor de onde a chave de ignição entra, o que permite a comunicação via um chip na chave de ignição para uma caixa sob o volante que então envia uma mensagem única para a ECU. Sem isso, a ECU parecerá morta. Em minhas postagens anteriores, menciono ter um problema com o imobilizador. Tive que enviar a ECU KLH7 para um especialista aqui no Reino Unido para decodificar/modificar a ECU para contornar/desbloquear esse "recurso".

Na Austrália, não havia tal requisito, embora as ECUs parecessem idênticas por dentro (mesma placa de circuito), o especialista em ECU confirmou que não havia função de imobilizador na versão australiana KLK7.

Aqui está uma foto do KLH7 (Reino Unido) e do KLK7 (Austrália), observe a modificação (fios amarelos / placa personalizada) no da direita e o comentário na placa traseira do da esquerda.

View attachment 13484

Onde você conseguiu a ECU KL47? Qual país?

2xx é para a transmissão automática em ECUs OBDII 96+, se você não tiver esses pinos, então esta é uma ECU de transmissão manual.
Não tenho certeza sobre o país de origem dos carros doadores, mas se me lembro bem, era um 95 ou 96, possivelmente vendido novo na Hungria, mas é comum aqui importar carros para peças da Áustria, por exemplo.
Eu olhei para as chaves e parecia ser chaves sem chip immo.

Tenho uma ECU KF41 (não immo) em mãos e fiz a mesma coisa com ela, exceto que a KF41 não era OBDII, ela emite códigos de problema via o método antigo no pino 1E, se o pino 1I estiver aterrado, e funcionou.

Agora voltei para o KL47, tentei a mesma coisa com ele, o pino 1E é constantemente puxado para o terra.

As duas ECUs têm a mesma PCB por dentro, mas a KL47 tem um monte de peças extras (provavelmente controle ATX e outros sensores adicionais que a ECU KF não tem).
Você tem alguma informação sobre a ECU KLL3? Posso colocar as mãos em uma, mas é de um Xedos9 MTX de 2000, então provavelmente immo.
 
Discussion starter · #78 ·
Num exame mais atento, consigo ver algumas diferenças entre as placas da ECU, veja os círculos vermelhos.

13485


E a outra ECU... os fios amarelos estão conectados a 1F (conector de ligação de dados - BUS de 2 terminais), 4A (terra ECM) e 4B (relé principal).

13486
 
Discussion starter · #80 ·
Tire uma foto da placa de circuito impresso e publique-a. Então, posso olhar para as ECUs que tenho.
 
61 - 80 of 105 Posts